A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresa, para o diagnóstico estratégico. Elaborada Elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projecto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, o termo SWOT é composto pelas inciais das palavras:
- Strenghts (Pontos Fortes)
- Weaknesses (Pontos Fracos)
- Opportunities (Oportunidades)
- Threats (Ameaças)
Este tipo de análise permite:
- Efectuar uma síntese das análises internas e externas
- Identificar os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades de actuação;
- Preparar opções estratégicas – a análise SWOT permite ver claramente quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver, assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar
- Constituir um elemento fundamental para fazer a previsão de vendas em articulação com as condições do mercado e com as capacidades da empresa.
Esta ferramenta subdivide-se em duas análises complementares entre si:
Análise Externa
Corresponde às principais perspectivas de evolução do mercado em que a
empresa actua. São factores provenientes do Mercado e do Meio Envolvente – decisões
e circunstâncias fora do controlo directo da empresa, das quais se deve tirar
partido ou proteger, construindo barreirar defensivas.
- Opportunities – Aspectos positivos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa;
- Threats – Aspectos negativos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa
Análise Interna
Corresponde aos principais aspectos que diferenciam a empresa ou o(s)
produto(s) dos seus concorrentes. São provenientes do produto e da empresa – decisões
e níveis de performance que podemos gerir.
- Strenghts – Vantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais concorrentes;
- Weaknesses – Desvantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais concorrentes
No final da análise Swot pretende-se definir as relações existentes
entre os pontos fortes e fracos com as tendências mais importantes que se
verificam na envolvente da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado
específico, da conjuntura tecnológica, social e demográfica, da conjuntura económica
e das imposições legais.
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