E-Marketing

quinta-feira, 7 de março de 2013

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresa, para o diagnóstico estratégico. Elaborada Elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projecto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, o termo SWOT é composto pelas inciais das palavras:
  • Strenghts (Pontos Fortes)
  • Weaknesses (Pontos Fracos)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Este tipo de análise permite: 
  • Efectuar uma síntese das análises internas e externas
  • Identificar os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades de actuação;
  • Preparar opções estratégicas – a análise SWOT permite ver claramente quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver, assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar
  • Constituir um elemento fundamental para fazer a previsão de vendas em articulação com as condições do mercado e com as capacidades da empresa.
Esta ferramenta subdivide-se em duas análises complementares entre si: 

Análise Externa

Corresponde às principais perspectivas de evolução do mercado em que a empresa actua. São factores provenientes do Mercado e do Meio Envolvente – decisões e circunstâncias fora do controlo directo da empresa, das quais se deve tirar partido ou proteger, construindo barreirar defensivas.
  • Opportunities – Aspectos positivos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa;
  • Threats – Aspectos negativos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa
Análise Interna 

Corresponde aos principais aspectos que diferenciam a empresa ou o(s) produto(s) dos seus concorrentes. São provenientes do produto e da empresa – decisões e níveis de performance que podemos gerir.

  • Strenghts – Vantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais concorrentes;  
  • Weaknesses – Desvantagens internas da empresa ou produto(s) em relação aos seus principais concorrentes 

No final da análise Swot pretende-se definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura tecnológica, social e demográfica, da conjuntura económica e das imposições legais. 





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