E-Marketing

quarta-feira, 6 de março de 2013

E-Marketing


O Marketing é uma área muito vasta que engloba diferentes tipos de Marketing que se adequam para cada tipo de situação, e por isso pode ser definido de muitas formas, não havendo apenas uma definição. A última definição aprovada pela AMA - American Marketing Association - em 2007, diz aue "Marketing é a actividade, conjuntos de instituiçoes e processos para criar, comunicar, distribuir e efectuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo."

O E-Marketing, também referido como I-Marketing, Web Marketing, Marketing Online ou Marketing de Internet, é um dos diferentes tipos de Marketinf que tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, podendo ser considerado como a aplicação da filosofia de Marketing às novas tecnologias. Surgem portante, várias definições.

    E-Marketing é a aplicação das técnicas de Marketing através dos novos canais online, ou seja, o conjunto de esforços desenvolvidos por uma organização através da internet, das redes móveis ou de outros canais interactivos, com o objectivo de comunicar, promover e vender os seus produtos ou serviços.
As iniciativas de e-Marketing devem ser definidas com objectivos claros e podem recorrer a várias técnicas. Entre elas, as mais vulgares são:

  • a divulgação de produtos, serviços, marca ou website da organização através de campanhas com recurso a banners, passatempos interactivos, acções de email marketing, etc,
  • a divulgação ou o reforço da notoriedade da marca através de acções de marketing viral baseadas em passatempos, vídeos, jogos, etc,
  • a participação activa nas redes sociais, blogs e fóruns da especialidade com recurso a mecanismos de partilha.
  • a comunicação de novidades, promoções e outras iniciativas e as acções de fidelização através de campanhas de email-marketing ou mobile-marketing.

Para maximizar os resultados das iniciativas de e-Marketing é fundamental que a organização mantenha uma presença na internet que, tecnicamente, respeite as técnicas e os requisitos das várias plataformas e serviços online.
A análise do perfil dos visitantes de um qualquer website permite concluir que a maioria das visitas actualmente é proveniente de motores de busca, com particular destaque o Google, Yahoo e Bing.
Em consequência, a presença nestes motores de busca e a optimização do website da organização de modo a permitir uma indexação de todos os conteúdos de forma eficiente, são fundamentais para obter o melhor retorno.



     E-marketing, segundo WATSON et al. (2002) implica utilizar estratégias existentes e emergentes da comunicação e redes de dados personalizados e ininterrupto para difundir a comunicação entre a empresa e seus clientes e para fornecer valor superior as redes tradicionais. Desta forma o m-commerce juntamente com o e-commerce, desde suas concepções, vem gerando novas oportunidades e novos desafios ao marketing, e não é apenas mais um dos vários canais de distribuição, cada um deles apresenta características singulares e precisam ser analisadas para que estratégias adequadas sejam traçadas. Uma das características destas ferramentas, e que deve ser considerada, é o fato de serem uma inovação fortemente dinâmica que alteram o sistema social e, que toda a inovação está associada a incertezas (do mercado e da tecnologia), que fazem com que seja necessário dar uma grande importância as etapas subsequentes do desenvolvimento da inovação até a utilização pelo cliente (FERREIRA, 1995).



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