O Marketing é uma área muito vasta que engloba diferentes tipos de Marketing que se adequam para cada tipo de situação, e por isso pode ser definido de muitas formas, não havendo apenas uma definição. A última definição aprovada pela AMA - American Marketing Association - em 2007, diz aue "Marketing é a actividade, conjuntos de instituiçoes e processos para criar, comunicar, distribuir e efectuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo."
O E-Marketing, também referido como I-Marketing, Web
Marketing, Marketing Online ou Marketing de Internet, é um dos diferentes tipos
de Marketinf que tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, podendo
ser considerado como a aplicação da filosofia de Marketing às novas
tecnologias. Surgem portante, várias definições.
E-Marketing é a aplicação das técnicas de
Marketing através dos novos canais online, ou seja, o conjunto de esforços
desenvolvidos por uma organização através da internet, das redes móveis ou de
outros canais interactivos, com o objectivo de comunicar, promover e vender os
seus produtos ou serviços.
As iniciativas de e-Marketing devem ser definidas com
objectivos claros e podem recorrer a várias técnicas. Entre elas, as mais
vulgares são:
- a divulgação de produtos, serviços, marca ou website da organização através de campanhas com recurso a banners, passatempos interactivos, acções de email marketing, etc,
- a divulgação ou o reforço da notoriedade da marca através de acções de marketing viral baseadas em passatempos, vídeos, jogos, etc,
- a participação activa nas redes sociais, blogs e fóruns da especialidade com recurso a mecanismos de partilha.
- a comunicação de novidades, promoções e outras iniciativas e as acções de fidelização através de campanhas de email-marketing ou mobile-marketing.
Para maximizar os resultados das iniciativas de e-Marketing
é fundamental que a organização mantenha uma presença na internet que,
tecnicamente, respeite as técnicas e os requisitos das várias plataformas e
serviços online.
A análise do perfil dos visitantes de um qualquer website
permite concluir que a maioria das visitas actualmente é proveniente de motores
de busca, com particular destaque o Google, Yahoo e Bing.
Em consequência, a presença nestes motores de busca e a
optimização do website da organização de modo a permitir uma indexação de todos
os conteúdos de forma eficiente, são fundamentais para obter o melhor retorno.
E-marketing, segundo WATSON et al. (2002) implica utilizar
estratégias existentes e emergentes da comunicação e redes de dados
personalizados e ininterrupto para difundir a comunicação entre a empresa e
seus clientes e para fornecer valor superior as redes tradicionais. Desta forma
o m-commerce juntamente com o e-commerce, desde suas concepções, vem gerando
novas oportunidades e novos desafios ao marketing, e não é apenas mais um dos
vários canais de distribuição, cada um deles apresenta características
singulares e precisam ser analisadas para que estratégias adequadas sejam
traçadas. Uma das características destas ferramentas, e que deve ser
considerada, é o fato de serem uma inovação fortemente dinâmica que alteram o
sistema social e, que toda a inovação está associada a incertezas (do mercado e
da tecnologia), que fazem com que seja necessário dar uma grande importância as
etapas subsequentes do desenvolvimento da inovação até a utilização pelo
cliente (FERREIRA, 1995).
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